Lançado em 2006, o Twitter continua sendo um ótimo canal de comunicação e marketing direto com o público-alvo. A ferramenta é um microblogging que exige criatividade, planejamento e estratégia – tudo isso utilizando apenas 140 caracteres. Sem isso, é impossível chamar a atenção dos usuários em meio aos 200 milhões de tuítes diários que a ferramenta recebe. Para auxiliar nessa tarefa, a Talk2 desenvolveu um novo e-book, com acesso gratuito, com os principais pontos de uma estratégia efetiva para o marketing digital no Twitter.
O e-book aborda, primeiramente, os motivos que levam uma pessoa a seguir e interagir com alguém no Twitter, seja por afinidade, relevância ou puramente pela informação. A relevância desses motivos vem de acordo com o perfil da marca e o tipo de serviço ou produto que oferece. Em seguida, define o que a empresa precisa saber antes de criar uma conta. “É necessário saber por que a empresa precisa ter uma conta no Twitter, o posicionamento que a marca irá tomar e para quem as mensagens serão direcionadas. Não adianta contar coisas interessantes e criativas para quem não está interessado em ouvir. Portanto, é essencial saber quem é o público-alvo”, explica Fernando Palermo, diretor de criação da Talk2.
O material traz, ainda, exemplos de estratégias que devem ser incluídas no planejamento da empresa. Entre elas estão monitoramento, real time marketing, periodicidade, SAC 2.0, gestão de crise e produção de conteúdo.
“Criar uma conta no Twitter vai muito além de estar na rede. É preciso prever a manutenção da ferramenta ainda na fase de planejamento digital, tendo objetivos bem definidos e alinhados com as estratégias da empresa como um todo. É importante lembrar que os consumidores criam relações de afeto com as marcas e esperam uma forma de relacionamento personalizada. Se a empresa atender às expectativas dos internautas conquistará ótimos promotores de marketing espontâneo, além de simples seguidores no Twitter”, destaca Palermo.
O e-book completo pode ser acessado gratuitamente aqui.
Fonte: Blog Mídia 8