As agências de comunicação especializadas em assessoria de imprensa estão cada vez mais se modernizando. Ao contrário dos jornalistas alocados nas redações, o assessor de imprensa tem um perfil que se aproxima do executivo de negócios – porém com uma base técnica de comunicação. Um profissional mais completo, com NOÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING E PUBLICIDADE, capaz de conceber e executar uma estratégia de comunicação específica para cada cliente.
Esta mudança ocorre também pelo amadurecimento do setor e consolidação das agências na cadeia produtiva da notícia. A árdua função de elaborar boas pautas todos os dias, antes delegada aos pauteiros e produtores, ganhou o substancial reforço das assessorias. O profissional dedicado ao atendimento deve estar sempre BEM INFORMADO, terVISÃO GLOBAL e habilidade para relacionar os fatos em evidência com a atividade do seu cliente.
É preciso também conhecer a CULTURA DO CLIENTE, acreditar e INCORPORAR A VISÃO E A MISSÃO da empresa. No entanto, a obrigação de procurar meios para saber tudo a respeito da empresa é do assessor que deve ser PROATIVOe propositivo nas suas ações.
Lidar com o cliente é, na maioria das vezes, a grande dificuldade de um assessor de imprensa, principalmente se ele for originário de redações. A velha máxima de que o cliente sempre tem razão também vale neste caso, coisa difícil do jornalista conseguir entender, uma vez que ele está acostumado ao CONFRONTO E QUESTIONAMENTO.
Mas ter razão não significa dizer amém. OUVIR o cliente é essencial, mas defender uma estratégia e contra-argumentar é parte do dia-a-dia dos assessores. Afinal, são CONSULTORES DE IMPRENSA que exploram seu conhecimento e sua rede de contatos para fazer a empresa virar notícia.
Como em toda relação humana, sobram cobranças e divergências de pensamento. Mas nada como pitadas deCRIATIVIDADE E ENCANTAMENTO para manter esta parceria em plena harmonia.