Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Disparador de release otimiza trabalho da assessoria de imprensa

Recentemente as redes sociais foram palco de discussões entre jornalistas sobre um polêmico disparador de releases que promete fazer o papel do assessor de imprensa por um custo muito mais baixo para o cliente e com resultados espetaculares. A novidade levantou a questão de qual é exatamente o trabalho do assessor de imprensa e o quanto essa função é essencial para as empresas que desejam aparecer na mídia. 

Uma certeza permeia as conversas em torno do assunto: mais do que um disparador releases, o jornalista de uma agência de comunicação é a cabeça pensante por trás de toda a estratégia de divulgação de uma empresa, ação ou de um evento.

Primeiro porque o assessor é o profissional que entende, traduz e transforma a informação do cliente em notícia.  A partir desse momento, elabora um planejamento com seleção de veículos e jornalistas prioritários para conquistar os espaços editoriais adequados aos interesses do cliente. Essa capacidade intelectual é realmente insubstituível por uma máquina, mas a etapa de disparar os releases já pode ser melhor operacionalizada com a ajuda da tecnologia. 

Em sistemas como o Sigecom, desenvolvido para organizar a gestão completa de agências de comunicação, a ferramenta ajuda a programar e personalizar o envio das pautas para a imprensa com mais agilidade e segurança, sem com isso perder o tom de proximidade que é importante manter com alguns jornalistas. 

Por funcionar online e com acesso remoto, o Sigecom permite, por exemplo, que durante a cobertura ao vivo de um evento, o assessor utilize um mailing previamente definido para soltar informações atualizadas aos editores, colunistas e blogueiros que se interessam pelo tema. 

Se o objetivo for encaminhar o mesmo release a um grande número de contatos, a ferramenta também proporciona a opção de personalizar o texto para cada receptor sem ter que editar e enviar o material individualmente por e-mail – uma tarefa mecânica que ocupa grande parte do tempo de divulgação do assessor.

A qualidade e o resultado do trabalho também são ampliados com a adoção desse modelo de disparo. Isso porque os servidores de e-mail das redações jornalísticas costumam bloquear endereços ou jogá-los para a lista de spam quando chegam repetidamente de um mesmo emissor. Com o envio programado pelo Sigecom é possível acompanhar as taxas de recebimento e abertura dos releases e reavaliar as estratégias de envio com base em dados estatísticos. 

Esse trabalho, no entanto, também depende da capacidade humana de avaliação e readaptação dos planos - prova de que a tecnologia chega para somar e não substituir o trabalho intelectual do jornalista e assessor de imprensa.