Você já conferiu por aqui nosso guia da clipagem eficiente e aprendeu o passo-a-passo para montar esse registro da forma mais completa e prática possível, certo? Agora entenda a importância de trabalhar o monitoramento constante das notícias publicadas na mídia e como otimizar esse processo.
A ideia de montar um relatório recheado de clipagens para impressionar o cliente fica ultrapassada quando esperamos encerrar o mês para então fechar o documento e enviá-lo aos responsáveis. O material acaba sendo armazenado como a comprovação de um trabalho executado, mas pode perder a eficiência se o assessor não tiver noção do timing em que aquela notícia precisa chegar até o cliente.
Além de ser um registro da emplacada, a clipagem é um instrumento de comunicação e estratégia para o empresário em um ambiente de negócios que se modifica em função das informações. A repercussão de uma notícia pode trazer impactos imediatos para a empresa e o cliente precisa estar preparado para lidar com a situação.
O envio de um simples link por mensagem de celular ou de um print de tela por e-mail no instante em que se verificou a emplacada pode ser mais útil do que relatório detalhado e bem organizado, mas entregue após vários dias. A internet e as redes sociais exigem agilidade, a informação precisa circular enquanto o tema é destaque momentâneo – não dá para perder o senso de oportunidade, seja para repercutir uma boa notícia ou preparar-se para uma reação negativa da mídia e do público a algo divulgado de forma indesejada.
Mas como acompanhar esse ritmo frenético? As agências de assessoria, em grande parte, estão recorrendo a parceiros especializados. Hoje existem diferentes empresas de clipagem – algumas com profissionais que se dedicam a buscar manualmente as informações dos clientes, folheando página por página de jornais impressos e fazendo captura de programas em rádio e TV.
Há também opções mais tecnológicas que trabalham com a busca por palavras-chaves e vasculham de forma inteligente veículos de comunicação pré-selecionados, entregando relatórios diários e até imediatos.
Para quem não deseja investir em sistemas desses, até o Google pode ser um bom aliado. Uma das ferramentas, o Google Alerts, faz um monitoramento constante de termos escolhidos e envia avisos de acordo com a preferência do usuário – que opta por receber e-mails de alerta diariamente ou até mesmo no instante em que as notícias são identificadas em portais ou outros sites da Internet.
Alguns assessores costumam comunicar as emplacadas diretamente para o alto escalão da empresa e não desejam enviar os arquivos de clipagem sem um padrão visual adequado para os CEOs e diretores. Nesse caso, uma boa opção é contar com um sistema de gerenciamento, como o Sigecom, planejado para atender de forma completa e integrada as necessidades de agências de comunicação.
Além de armazenar todo o material divulgado, permitir a organização de agendas e facilitar a montagem de relatórios completos, com geração de gráficos e mensuração de resultados, a ferramenta do Sigecom possui recursos para compartilhamento de clipagens com clientes por meio de um ambiente com acesso online e exclusivo.
Uma das funcionalidades permite a integração com empresas terceirizadas de clipagem e, com apenas alguns cliques, o conteúdo publicado chega às mãos do cliente sem grandes dificuldades e mantendo um padrão de qualidade e apresentação do material.
Confira aqui a Integração entre o Klipbox e Sigecom que traz mais agilidade para as agências.