O release (ou press release) é um texto que serve para divulgar um evento, serviço ou lançamento de produto para a imprensa e o seu envio deve ser reservado para momentos específicos, voltado para um público específico. Nunca é demais lembrar que dificilmente um jornalista que escreva uma coluna sobre moda se interesse por algo relacionado à economia, ou vice-versa, então lembre-se de segmentar o mailing quando for enviar um release.
Se o jornalista sabe que o assessor encaminha um release apenas quando há uma informação relevante, ele sempre ficará atento para abrir esse e-mail e não levar um furo da concorrência. Sendo assim, esteja sempre atento aos critérios de noticiabilidade da informação que você tem na mão. O tema interessa ao público do veículo? Ele tem impacto na vida de um grande número de pessoas? A resposta “sim” para essas duas questões é essencial para determinar se o assunto deve ser divulgado.
Leitura recomendada: O cuidado com os releases: do armazenamento ao envio
Coletivas de imprensa merecem release. Em casos de gerenciamento de crise, ele é encaminhado em forma de nota oficial.
Cada veículo de comunicação trabalha de maneira diferente, então, é importante ter isso em mente no momento da divulgação. A princípio, você pode encaminhar para todos os jornalistas, no entanto há situações em que o assessor privilegia determinados espaços, como forma de ineditismo.
Deixar tudo isso organizado também é importante. O SigeCom é uma ferramenta que possui uma área para produção, armazenamento e envio de releases. Os arquivos ficam salvos na nuvem, que não tem limite de espaço, e passam por backup diário. Além de armazenar de forma segura os releases produzidos pela agência, o SigeCom ainda permite que o material seja enviado para cada jornalista que compõe o mailing da assessoria.
O sistema permite o envio para grupos ou individual. Bastar realizar a pesquisa do mailing e selecionar para quem encaminhar o texto produzido. Essa ferramenta facilita ainda a clipagem depois do envio e possibilita a produção de relatórios de produtividade.
Material rico: Teste grátis