Ferramenta utilizada como estratégia de análise de mercado e tendências para a assessoria de imprensa, o clipping refere-se ao monitoramento e seleção de notícias, independente do meio de comunicação. Para ajudar a otimizar este processo, o SigeCom tem um Guia com 10 dicas para facilitar o dia a dia da clipagem.
Confira as primeiras:
Faça da clipagem um momento de leitura: Mais que fazer o recorte das notícias, o profissional encarregado pelo clipping deve fazer a leitura do material e a análise da repercussão. É fundamental verificar o impacto da notícia para o cliente.
Tenha um cadastro de clipagem mais completo: Quanto mais dados forem colocados na folha de clipping melhor. Para você poder fazer uma análise completa da repercussão da nota, é muito importante ter o maior número de informações. Saber apenas o nome do veículo e a data de publicação não é o suficiente. Insira informações como a página, editoria, gênero da matéria (editorial, nota, reportagem), a avaliação da notícia (negativa, positiva ou neutra), qual a relevância da notícia, se ela foi uma matéria espontânea, se foi demanda atendida. São informações importantes para que seja feito a mensuração de resultados.
Quer ver as demais dicas? Clique aqui para baixar o Guia completo!