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Como produzir conteúdo para mídias sociais?

Em poucos anos, as mídias sociais ganharam relevância para promoção e consolidação de marcas, produtos e serviços. Empresas de todos os ramos estão inseridas, de alguma forma, nesse universo. Por tratar-se de uma nova profissão no campo da comunicação, os que pretendem ingressar nesse mercado como redatores, responsáveis pela produção de conteúdo para essas mídias, podem esbarrar com algumas dificuldades.

Para ajudar a solucionar algumas dúvidas, o Comunique-se ouviu a especialista em Mídias Digitais, Daniela Oliveira, mestranda em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Comunique-se Educação.

Confira algumas premissas de boas práticas que podem colaborar com seu sucesso:

- Viva com um manual de texto e um confiável dicionário online. 

- Conecte-se com seu público alvo. Conheça seu universo, paixões, comportamentos, linguagens verbais e não verbais.

- Acompanhe rankings como indexsocial e socialbakers.

- A internet existe para ajudar. O bom conteúdo que já está disponível pode e deve ser trabalhado a favor de seus objetivos.

- Explore a criatividade incluindo galerias de fotos, vídeos, podcast, webrádio, webnovela.

- A regra do SAC 2.0 é a cordialidade.

- Lembre-se sempre que nunca sabemos quem está do outro lado: há diversos públicos, com sensibilidades variadas para os mesmos assuntos.

- Evite a polêmica, busque a imparcialidade e a objetividade da comunicação.

- Cuidado: nem todas as redes sociais são "tempo real". No Facebook, por exemplo, as mensagens transitam ao longo do tempo, de forma mais lenta e atemporal.

- Para coberturas "ao vivo", dê preferência ao Twitter.

- Posts constantes poluem o feed; sempre planeje, a fim de evitar excessos de conteúdo.

- Explore as twit cams.

- Vete ofensas, poluição visual, publicidade, “campanhas” e denúncias nas páginas e perfis.

 

Fonte: Comunique-se