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Como se tornar um especialista em marketing digital; confira dicas de 3 profissionais

O artigo “Como se tornar um especialista em marketing digital” foi criado com base em uma pesquisa real com três dos grandes nomes do mercado nacional de marketing digital, todos com amplo conhecimento e habilidades que adquiriram com tempo de atuação. Nesse contexto eles serão praticamente instrutores de carreira para quem quer se tornar especialista na área. Vale conferir o artigo até o final.

Os especialistas que participaram da pesquisa foram Dennis Altermann, fundador e editor no blog midiatismo, Edney Souza (InterNey), curador no Social Media Week São Paulo e Campus Party e Felipe Spina, professor na Internet Innovation.

Com o objetivo de se tornar um especialista em marketing digital, você sabe por onde começar?

Segundo InterNey, um atalho a ser levado em consideração para evitar começar fazendo besteira é estudar comunicação e marketing, Felipe complementa citando que se deve estar próximo a grandes profissionais da área já com bagagem do mercado, e Dennis finaliza citando o potencial dos grupos nas redes sociais (Facebook, LinkedIn) para o aprendizado intensivo, pois para ele a graduação não molda o profissional, ele tem que querer mais e ir além. Se você está seguindo esses passos complementares indicados pelos três, você está no caminho certo, caso ainda não esteja explorando algum deles, é hora de começar!

Como continuar em constante atualização?

InterNey indica blogs, livros e cursos de atualização, já Felipe complementa indicando a criação de  algumas listas com grandes referências no Facebook, por exemplo, e Dennis finaliza acrescentando a participação ativa em grupos e fóruns pois sempre há uma troca de saberes e geralmente há debates muito interessantes. Foram indicados alguns blogs e sites como o webinsider, mídia8!, brainstorm 9 e Midiatismo, além de um bom livro como o mídias sociais na prática e cursos da e-commerce school e e-commerce brasil e internet innovation. Continuar se atualizando constantemente é uma obrigação na área de marketing digital.

Quais são as melhores práticas para as mídias sociais?

Para InterNey, deve sempre se iniciar com diagnóstico, depois planejamento e toda operação deve ter KPIs e relatórios claros, sem isso tudo não passa de amadorismo. Para Felipe, há muitas estratégias e boas práticas, porém a principal é levar em consideração quem receberá o conteúdo, além de realizar o monitoramento no seu negócio e no do concorrente. Dennis finaliza dizendo que cada estratégia tem sua melhor prática, mas em geral deve-se pensar em como ajudar as pessoas que seguem o seu negócio e interagir com elas quando necessário. Diagnóstico, planejamento, monitoramento e “agregar valor” ao seguidor com total certeza são indicações bem complementares e eficientes postas em prática.

Quais técnicas de marketing nas mídias sociais você precisa para se tornar um especialista no assunto?

Aprenda a fazer pesquisas, interpretar dados, monitorar o que as pessoas falam, criar linha de conteúdo, mensurar resultados e saber justificá-los. Mas não se prenda muito a isso, pois técnicas não definem um profissional, pois tudo vai muito além disso, já que algumas técnicas funcionam em determinados casos e, em outros, não.

Quais metas mensais devem ser seguidas para se atingir a especialidade em marketing digital?

Em consenso trata-se de se manter atualizado, ler muito e ser focado na área escolhida do marketing digital, manter um portfólio próprio (Facebook, LinkedIn, blogs…) e sempre analisar o crescimento de sua participação no mercado. E como não poderia faltar, esses grandes especialistas deram algumas dicas para acelerar o seu desenvolvimento: 

InterNey: aprenda com quem já errou muito e entenda que não existem fórmulas, algo que deu muito certo para uma empresa pode dar muito errado para você e vice-versa. Entenda o contexto em que seu cliente se encontra e veja quais suas opções com os recursos disponíveis, aprenda a avaliar o custo benefício de cada opção e tome as decisões junto com eles. Mídias sociais ainda carecem de benchmarks e é difícil dizer que algo deu certo ou errado olhando do lado de fora, o verdadeiro impacto dos negócios são nas vendas, lembre-se disso. 

Felipe Spina: foque no nicho que você gosta e no segmento de atuação que vai ter mais credibilidade no conteúdo que você vai trabalhar e o entendimento no assunto.  

Dennis Altermann: se exponha, interaja com todos que já são referência hoje. E claro, capriche no seu conteúdo.

Fonte: Blog Mídia 8