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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Por que você deve medir o ROI de uma rede social corporativa?

Tudo o que é medido é melhor gerenciado. Chavão entre os especialistas em administração, essa expressão torna-se cada vez mais importante para profissionais de comunicação, marketing e RH, cujas ações precisam gerar retorno direto para a organização. Minha experiência no segmento empresarial mostra que, com ajuda de uma rede social corporativa, é possível melhorar muito os resultados de uma empresa.

Uma sigla que está na cabeça de qualquer gestor na hora de apostar em uma nova solução ou em uma campanha é o ROI – sigla em inglês para return on investment ou retorno sobre investimento. O ROI das redes sociais corporativas vem da redução de despesas e “gargalos” de receita, como uso de telefone, tempo de realização de tarefas e busca por informações internas, gastos com papel e impressão e até deslocamentos e viagens. Calcular a economia que a rede social corporativa gera é fundamental para descobrir se a solução adotada está realmente funcionando.

Os resultados, na maior parte das vezes, geram boas surpresas e superam expectativas. Segundo a Forrester Research, uma rede social corporativa é capaz de gerar um ROI de até 365% às empresas. A medição pode, também, indicar eventuais equívocos no processo de implementação, especialmente nas ações de engajamento, e indicar pontos a serem otimizados.

Medir o ROI de uma plataforma de comunicação interna não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. A forma de calculá-lo depende do foco da empresa e da atividade que ela exerce. Para Nishwa Ashraf, da consultoria Melcrum, a discussão sobre o retorno das ferramentas de comunicação interna como as redes sociais corporativas precisa passar necessariamente pela influência na performance do negócio. Segundo ele, a medição de resultados é fundamental para apostar em processos e plataformas que melhorem a integração entre colegas.

A maioria das decisões dos empresários são baseadas em números, por isso, quanto mais quantificado for o ROI, mais fácil será provar o valor da implantação de uma nova ferramenta. Se você quer calcular o retorno sobre o investimento em sua rede social corporativa, recomendo o e-book gratuito sobre o tema de autoria da SocialBase. Para conferir outros materiais, acesso nosso blog aqui.

Por Radamés Martini, diretor executivo da SocialBase

Fonte: Blog Mídia 8