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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Entre assessores e clientes, comunicação é essencial

Todas as vezes que escrevo para o blog – independente se o post fala de comunicação internaassessoria de imprensa ou gerenciamento de crise – , eu abordo a importância da comunicação por todos os ângulos. Mas, até agora, faltou fazer uma publicação que aborde as nossas relações profissionais como parte de todas essas estratégias comunicacionais adotadas pelas empresas. De fato, várias pessoas me questionaram sobre essa questão desde que fundei o blog.

É importante entender que, antes mesmo de planejarmos a comunicação com um público, seja ele interno ou externo, nós temos que alinhar a comunicação entre nós mesmos e os nossos clientes. As práticas de comunicação interna iniciam justamente nessa relação deconfiança que deve existir entre o assessor e o dono da empresa. Se essa comunicação não existir, todo o trabalho está fadado ao fracasso.

O que acontece é que muitos profissionais não entendem que a comunicação interna também engloba a área de comunicação. Não adianta comunicar para os outroscolaboradores se o assessor não faz ideia do contexto dos fatos, se não conquistou ainda a confiança dos detentores da informação. Quando as estratégias abordam a assessoria de imprensa, então, a situação se torna ainda mais caótica. E, por fim, como dar andamento a um comitê de gerenciamento de crise em um ambiente que funciona contrário aos esforços da área de comunicação?

Não tenho respostas prontas e soluções infalíveis para essas questões. Mas pretendo colocar aqui cinco dicas que me auxiliam sempre que me deparo com esses cenários nada incomuns:

1. Seja sincero com o seu cliente

Logo no início de um trabalho de comunicação, você deve conversar com o cliente e explicar como o trabalho funciona. Se é na área de comunicação interna, explique que você terá que avaliar as situações da comunicação para depois começar um trabalho efetivo, seja com o uso de murais ou newsletters, por exemplo. Caso o trabalho seja em assessoria de imprensa, peça para conversar com os setores estratégicos e relate como funcionam asredações, fazendo um mini media training, para evitar que o cliente crie falsas expectativas.

2. Seja paciente

Tenha consciência de que você terá que explicar várias vezes um mesmo assunto para a mesma pessoas ou para pessoas diferentes. Você é o especialista na área e, por esse motivo, você deve ser referência. Explicar mais de uma vez pode despertar confiança àqueles que dependem e precisam do seu trabalho.

3. Tenha argumentos

Muito comum é o cliente vir cobrar de você uma divulgação em certo veículo ou o fim da famosa “rádio corredor“. Em tempos de crise, ele virá, com certeza, pedir para que você retire milagrosamente certo comentário feito em colunas ou nas redes sociais sobre a empresa. Nessas horas, tenha argumentos. Entenda o contexto e, se possível, tente minimizar as expectativas do cliente antes mesmo que elas surjam. Comente que o assunto não é de interesse de certo veículo e que, por isso, ele não será divulgado, mesmo que você tente de todas as maneiras. Mas garanta que você tentará e terá êxito na divulgação em outros veículos. Explique que o colunista e os usuários de redes sociais têm liberdade para se expressar sobre qualquer tipo de assunto e que você adotará algumas estratégias para diminuir os impactos dos comentários. Mostre que você está se esforçando para diminuir a “rádio corredor”, entretanto seja sincero e comente que sem a ajuda do cliente esse processo será mais demorado.

4. Acredite no seu trabalho e faça a sua parte com afinco

Se você não acredita no quem vem fazendo para melhorar a comunicação da empresa, quem acreditará? Sempre que falar com o seu cliente, mostre que você sabe o que está fazendo e que seus esforços vem dando resultados positivos. Esforce-se ao máximo, mas tenha em mente que nem sempre as coisas sairão como esperado. Às vezes, gestões conservadoras têm mais dificuldades para observar o que está acontecendo. Mostre as soluções, aponte caminhos, porém entenda que eles nem sempre serão acatados peladireção.

5. Foque no que é positivo

Se o seu cliente levantar o dedo indicador na sua direção e cobrar de você algo impossível, que ele acha que é a coisa mais fácil do mundo, respire fundo, fale que não vai dar e diga que, ao invés disso, fará algo muito melhor. Aponte todas as suas conquistas e aprenda com os seus erros. Errar é humano. E você nem sempre erra, você também acerta inúmeras vezes. Enalteça esse lado.

Fonte: Blog Emanuelle Gomes