Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Descubra a diferença entre Assessoria de Imprensa e de Comunicação

É comum haver confusão entre os dois termos quanto a função de cada assessor, no entanto, Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação, apesar de começar com a palavra "assessoria" e ambos serem da área de comunicação, não exercem as mesmas atividades. Pensando nisso, nós do Blog do SigeCom, separamos um breve resumo:

Assessoria de Imprensa – composta por jornalistas e relações públicas, tem como principal função criar um laço entre assessorado e mídia. O profissional da área fará um estudo de marca/persona para escolher a melhor forma de colocá-lo em pauta, bem como escolher o melhor veículo.

É indispensável que o assessor de imprensa saiba de todas as atividades, projetos, falhas e acertos do assessorado. Ele precisa estar preparado para todas as situações, sendo o responsável por criar novas estratégias para atingir o público (press kiteventos...), sugerir pautas, escrever releases e enviá-las para a mídia. Caso ocorra tudo bem, então o assessor conseguiu emplacar o cliente, o que significa que algum veículo o citou ou o colocou como pauta. E então entra outro papel do assessor: clipagem e mensuração. Que é quando o assessor apresenta o resultado do seu trabalho que foi divulgado e mensura, por exemplo, quanto teria custado cada aparição nos veículos caso fosse gerado de forma publicitária.

Leitura recomendada - Vale a pena ter uma assessoria de imprensa?

Assessor de Comunicação – pode ser representado por vários profissionais da comunicação, como jornalistapublicitárioprofissionais de marketing...

Esses profissionais exercem uma função mais ampla. Costumam ser responsáveis por criar planos de comunicação internos e externos, administrar as redes sociais do cliente, jornais internos, newsletter, criar marca e segmentá-la. Mais do que nunca é preciso que o assessor de comunicação conheça profundamente o assessorado, para que exalte as qualidades e melhore os pontos negativos.

 Todas as duas assessorias são importantes e auxiliam no crescimento das empresas. Avaliando a sua hoje, qual você tem mais necessidade? Assessoria de Comunicação ou Assessoria de Imprensa?

Material Rico: Como começar uma agência de assessoria de imprensa?