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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

A comunicação entre a assessoria de imprensa e o cliente

Parece uma colocação óbvia, porém, muitas vezes, assessorias de imprensa e seus clientes esquecem-se do básico: a comunicação. Contratar ou prestar um serviço de assessoria não é simplesmente assinar um contrato e deixar que a agência realize as atividades ou esperar que o cliente dê as coordenadas das ações que deseja executar. Esse tipo de trabalho é uma via de mão dupla que necessita de diálogo e entendimento entre as duas partes para dar certo.

 A assessoria não deve ser procurada somente quando há uma crise a ser resolvida e o cliente não pode ser lembrado apenas quando os resultados positivos são obtidos. Por isso, preparamos algumas que podem auxiliar tanto a agência quanto o cliente na implantação de uma comunicação eficaz.

- Não espere chegar a crise: A comunicação constante entre assessoria e cliente faz com que, em momentos de crise, a agência consiga lidar da melhor forma com o problema que surgiu. Do contrário, a assessoria terá muito mais dificuldades em trabalhar uma solução concreta diante da crise, uma vez que ela precisará, além de lidar com a instabilidade surgida, compreender o seu surgimento e ficar a par do que a empresa necessita para melhorar a situação.

Vale lembrar ainda que esse contato frequente entre assessoria e cliente pode evitar a chegada das crises, uma vez que a agência saberá lidar com as situações que podem levar até ela.

- Aposte no media training: Uma maneira de manter assessoria e cliente em constante contato é com a realização do media training. A prática auxilia os porta-vozes da empresa a lidar melhor com a imprensa, compreender e diferenciar o trabalho dos veículos e formatos específicos e servirá para alicerçar a relação entre contratante e contratado.

- Trabalhe a comunicação interna: Muitas vezes, quando se pensa em assessoria de imprensa, o foco é muito mais na divulgação externa, porém, um bom profissional da área deve se lembrar que a comunicação dentro da própria empresa também é muito importante. O fortalecimento de um nome ou uma marca deve, antes de tudo, vir de dentro, sendo trabalhando com os colaboradores e demonstrado além da divulgação na imprensa.

- Abra espaço para o seu cliente: Com a correria do dia a dia, nem sempre a agência de assessoria consegue repassar para o cliente todas as ações que estão sendo realizadas para ele, deixando espaço apenas para relatórios que muitas vezes acabam ficando pouco específicos quanto ao trabalho realizado. O ideal é que o cliente pudesse ter mais clareza quanto ao trabalho que vem sendo feito para ele.

SigeCom é uma ferramenta que possibilita o acesso do cliente ao sistema para que ele possa ter uma melhor interação com a agência, para o acompanhamento de atividades, facilitando ainda mais o contato entre assessor e cliente.