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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

Comunicação interna: uma faca de dois gumes que precisa ser afiada

Quando se fala em assessoria de imprensa, a imagem que nos vem à cabeça é de um profissional que trabalha para divulgar o cliente na mídia, por meio de releases, notas, entrevistas. Esse, sem dúvida, é o papel de um assessor de imprensa, mas as oportunidades de comunicação para as empresas vão muito além do jornalismo, envolvendo marketing de relacionamento, redes sociais e até mesmo o público interno. Com essa ideia em mente, as agências precisam estar atentas para oferecer soluções que realmente atendam às necessidades do cliente de maneira completa.

Por muito tempo delegada exclusivamente ao departamento de Recursos Humanos, a comunicação interna tem se revelado como uma ferramenta poderosíssima para disseminar a imagem positiva das organizações. As ações de endomarketing incluem produção de materiais específicos para informar os colaboradores, uma vez que estes já conhecem e possuem uma visão particular sobre a empresa em que trabalham.

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O objetivo na estratégia de envolver o público interno é torná-lo um vendedor e fiel defensor dos valores da marca por onde quer que passe e para todas as pessoas com as quais se relaciona, sejam amigos, parentes ou conhecidos. O colaborador é um dos agentes com maior credibilidade para falar em nome da empresa em que atua. Então, o melhor é trabalhar para que esse discurso seja coerente com o adotado pelo próprio cliente nas divulgações externas.

Para conseguir esse feito, o planejamento da assessoria de imprensa precisa, acima de tudo, mobilizar o alto escalão da empresa. Os gestores devem ter ciência da importância de comunicar decisões estratégicas e compartilhar informações em primeira mão com o seu principal cliente, que é colaborador. Esse nível de valorização fará toda a diferença na postura que o funcionário adotará da porta da empresa para fora.

As plataformas para se comunicar internamente podem ser as mais variadas, a depender do tipo de negócio em que o cliente atua, podendo incluir desde o tradicional jornal-mural até espaços interativos na intranet. As pautas, sem dúvida, precisam ser discutidas em conjunto com o RH, mas o olhar e a experiência dos comunicadores trazem sempre uma forma de tornar a notícia mais atraente e inspiradora. Por isso, o trabalho em conjunto é a chave para uma divulgação eficiente e multiplicação da mensagem.