Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Como trabalhar a comunicação interna nas empresas

Um ambiente de trabalho harmonioso e com alta produtividade é o desejo de qualquer empresário. E o segredo para se conquistar um bom clima organizacional é pensar a comunicação interna de forma estratégica, valorizando os funcionários e fazendo com que eles se identifiquem como parte integrante e importante de uma engrenagem maior, que é a empresa na qual trabalham. Como resultado, serão os primeiros a divulgar positivamente a imagem da organização. 

Para isso, eles devem ser tratados como um cliente preferencial, o cliente interno, que também precisa comprar as ideias e acreditar nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Esse nível de relacionamento é alcançado com uma troca de informações verdadeiras, de forma sólida, transparente e com muito respeito. 

O trabalho conduzido pela equipe de Marketing ou Comunicação em parceria com o departamento de RH deve contar obrigatoriamente com o engajamento da alta direção para que o conhecimento seja disseminado da melhor forma possível em todos os setores. As lideranças precisam conhecer os funcionários, saber quais são as expectativas e necessidades deles e ter certeza de que todos têm noção clara do papel que precisam desempenhar para a conquista de objetivos em comum.

Como se comunicar dentro da empresa 

Uma das formas de compartilhar informações é por meio de informativos internos, sejam impressos ou digitais. Esses materiais trazem notícias de forma clara, direta e criam envolvimento e comprometimento entre os leitores. Mais do que apresentar a palavra da diretoria sobre algum tema, o informativo precisa conter a voz dos funcionários para que eles se sintam representados e se identifiquem com as causas propostas. 

Os tradicionais murais ou quadros de avisos ainda são opções valiosas de comunicação interna, pois reúnem informações rápidas, recados e mensagens que são absorvidas nos corredores ou refeitórios da empresa. 

Com o avanço da tecnologia, o uso de ferramentas multimídias facilitam a criação de rádios institucionais e canais de TV internos para divulgação notícias, realização de treinamentos ou pronunciamentos aos colaboradores. Da mesma forma, o uso das redes sociais tem mobilizado cada vez mais os funcionários em torno das marcas para as quais trabalham. 

A intranet é outro meio que permite explorar a comunicação de forma ampla, segura e com agilidade. Por ser um ambiente de uso exclusivo permite enviar e receber informações a respeito de tudo o que ocorre em uma organização. 

Outras ferramentas usadas pelas assessorias de imprensa e agências de comunicação, como o Sigecom, também são muito úteis na medida que ajudam a alinhar o fluxo de tarefas entre os colaboradores, gerenciar projetos e organizar cronogramas de atividades internas. 

Muitas são as possibilidades válidas para se incrementar a qualidade da comunicação dentro das empresas – e a combinação delas também deve ser avaliada para melhor atender aos diferentes públicos. O que não se pode esquecer no momento de traçar as estratégias é a importância do contato pessoal, que permite o valioso feedback e continua sendo uma das formas mais eficientes de interação entre diretores, gerentes, líderes e seus colaboradores.

Curtiu este assunto? Clique aqui e veja uma matéria sobre organização.