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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

Como preparar o cliente para entrevistas

Você organiza a pauta, divulga para a imprensa e consegue um espaço privilegiado para emplacar seu cliente, mas ele precisa dar uma entrevista ou um pronunciamento – e é exatamente isso que pode arruinar todo o seu esforço.

A pouca habilidade de um porta-voz para se comunicar com a imprensa pode estar escondendo um outro problema, que precisa ser investigado e combatido antes que a imagem do cliente saia prejudicada em uma publicação.

Entre as dificuldades mais comuns no alto escalão das empresas estão a falta de uma boa dicção, a pronúncia errada de palavras e estruturas da língua portuguesa, assim como o uso constante de cacoetes e vícios de linguagem. Nesses casos, o mais indicado é contratar um bom serviço de media training em que os diretores e gerentes podem exercitar a fala em frente às câmeras, assistir as gravações e corrigir os erros. Até um bom curso de oratória pode ajudar bastante, se o problema do interlocutor for timidez.

No entanto, há situações em que o entrevistado está realmente despreparado para falar sobre determinado tema – e aí sim a questão envolve a equipe de comunicação e marketing mais diretamente. Um porta-voz sem o devido credenciamento para se pronunciar a respeito de um assunto pode ficar inseguro, não ter a informação aprofundada o suficiente e acabar passando a imagem errada ou diferente da planejada na estratégia de divulgação.

Por isso é fundamental que a equipe de assessoria incentive e participe de treinamentos com colaboradores de diferentes setores e departamentos com o objetivo de prepará-los para falar de forma adequada sobre os seus campos de conhecimento. Quando eles estão confiantes e dominam o assunto, bastam algumas dicas de postura, orientações sobre a rotina da imprensa e um bom esclarecimento sobre a pauta em andamento para o porta-voz falar com desenvoltura sobre os temas relacionados com sua área de atuação.