Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Bom relacionamento é o segredo da assessoria de imprensa

Nos dias de hoje, ser um bom assessor de imprensa exige muito mais que um texto jornalístico bem escrito e um mailing atualizado. É preciso conhecer o funcionamento dos veículos de comunicação e estreitar relações com editores, produtores, repórteres e colunistas. O bom relacionamento se constrói com o tempo, buscando sempre a construção de uma parceria, em que ambos os lados se esforçam para o melhor resultado do trabalho.

Uma forma de criar laços com os profissionais da imprensa é prestar atenção na rotina das redações. Se os editores e colunistas de economia costumam chegar ao fim da tarde e acompanhar o fechamento do jornal, não vale a pena encaminhar um release em outro horário. Aquela pauta enviada logo cedo pela manhã certamente já se perdeu em meio a centenas de e-mails que eles recebem diariamente.

Outra observação importante é a receptividade do follow-up. Alguns jornalistas gostam que o assessor telefone para reforçar o material enviado e aproveitam a conversa para esclarecer dúvidas e buscar mais informações sobre o assunto. Outros, no entanto, abominam receber ligações, por isso que conhecer essas particularidades pode fazer toda a diferença no sucesso de uma divulgação.

Para o bem de todos - Os assessores de imprensa com mais tempo de experiência profissional geralmente sabem instintivamente como agir. Muitos lembram de cabeça o número de celular e até a data de aniversário dos jornalistas com quem mais mantém contato – ou guardam essas informações em algum registro pessoal, muitas vezes no tradicional bloco de anotações, como um tesouro a ser preservado.

Com a rotina corrida e multitarefas dos assessores essa prática pode vir a ser um risco. Vai que a memória falhe ou o bloco se perca? A data importante pode passar despercebida e os contatos importantes sumirem de uma para outra.

Ainda bem que a tecnologia está disponível para ajudar também no trabalho da assessoria. O Sigecom, além de facilitar o registro de mailing, o envio de pautas e a produção de clipping e relatórios, é uma ótima ferramenta para organizar dados essenciais do relacionamento com a imprensa. Ao cadastrar o contato de um jornalista, por exemplo, é possível já incluir a data de aniversário dele. Assim, a informação fica disponível para todos da equipe – ajudando na disseminação do conhecimento dentro da empresa – com a vantagem de o sistema avisar automaticamente quando a data de aproxima.

Como o Sigecom funciona online e armazena dados na nuvem, todo o conteúdo fica acessível aos usuários de qualquer local com conexão à Internet, uma facilidade imprescindível para os assessores de imprensa que atualmente precisam desempenhar várias atividades sem necessariamente estar dentro do escritório.