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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Como fazer um follow-up com sucesso

O ritmo frenético das redações jornalísticas, com equipes cada vez mais enxutas, tornam o trabalho da assessoria de imprensa desafiador. Hoje já não basta mais produzir e divulgar o release para garantir a repercussão de algum tema do cliente. O assessor precisa cultivar relacionamento com os jornalistas e utilizar todo o seu poder de persuasão na hora de fazer o follow-up.

No entanto, não adianta pegar a listagem do mailing e sair telefonando para todos os contatos indiscriminadamente repetindo o mesmo discurso como se fosse um atendente de telemarketing. Um bom follow requer bom senso e estratégia para se tornar eficiente.

A primeira regra é conhecer a rotina do veículo e os horários de fechamento para definir qual o melhor momento de acionar aquele editor, colunista ou produtor tão disputado.

O ideal é saber que o jornalista de economia, por exemplo, chega apenas de tarde na redação e fecha seus textos depois do expediente comercial. Assim, é preferível aguardar até o fim do dia para reforçar a divulgação de um assunto importante a deixar para a manhã seguinte e correr o risco de o tema esfriar.

Leitura recomendada: Não escorregue: aprenda o que fazer e o que não fazer ao lidar com a mídia

Outra prática importante é a de tomar nota e registrar os contatos realizados, seja para controle próprio e posterior inclusão no relatório ou para facilitar o trabalho dos demais colegas da assessoria de imprensa, que precisam dar continuidade ao trabalho e saber o que ficou combinado, quais os próximos passos em relação à determinada pauta, se devem retornar o contato, mudar o foco para outro veículo ou apenas conferir o clipping porque a publicação foi garantida.

Quando o cliente é atendido por uma equipe, o detalhamento do follow torna-se uma informação de extrema relevância e que não pode se perder, pois repetir o telefonema para um mesmo jornalista (ou deixar de fazer uma ligação importante) acaba demonstrando desorganização da empresa e pode até abalar a credibilidade do cliente.

Algumas ferramentas online já ajudam, e muito, na hora de agilizar e estruturar as atividades dentro uma agência.  O Sigecom é um sistema pensado exclusivamente para empresas de comunicação e traz entre as funcionalidades a opção de organizar agendas e cronogramas de ações em detalhes, além de integrar mailing, clipagem, gerar relatórios quantitativos e ainda dar suporte no gerenciamento administrativo e financeiro.