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Não escorregue: aprenda o que fazer e o que não fazer ao lidar com a mídia

Realizar o contato com a mídia é uma das atividades fundamentais do trabalho em assessoria de imprensa. Além de fazer o follow-up, muitas vezes é preciso responder questionamentos e estar preparado caso aconteça alguma crise e você precise mostrar a posição do seu cliente. Confira abaixo dicas para ajudar você a não escorregar e manter o melhor contato possível com a mídia:

O que fazer:

  • Diga a verdade - SEMPRE;
  • Seja honesto e preciso. Sua credibilidade e reputação dependem disso;
  • Reconheça quando não souber a resposta a uma pergunta. Se ofereça para obter a resposta e faça isso o mais rápido que puder;
  • Corrija erros imediatamente. Afirme que não deu uma resposta adequada e que gostaria de esclarecer a confusão;
  • Evite o uso de jargões. Fale em linguagem clara;
  • Suponha que tudo o que fala é on the record;
  • Seja o mais aberto possível com a mídia;
  • Ligue para os jornalistas caso uma matéria incorreta seja publicada. Aponte e comprove o erro educadamente;
  • Mantenha uma lista de realizações. Atualize-a com frequência. As coisas acontecem com tanta rapidez que você pode esquecer o que você e seu cliente realizaram;
  • Sempre retorne as ligações, a tempo de os jornalistas cumprirem seus prazos. Veja aqui algumas sobre o que fazer quando um jornalista liga;
  • Tente obter as informações que os jornalistas querem, mesmo que isso signifique um esforço extra, como ficar até tarde no trabalho ou entregar o material em mãos;
  • Tenha senso de humor.

O que não fazer:

  • Não diga "sem comentários" - JAMAIS;
  • Não improvise, não especule e não conjecture. Bons repórteres verificam os fatos. Se você estiver errado, sua credibilidade será destruída;
  • Não tente tornar "off the record" uma informação depois de já prestada;
  • Não deixe de colaborar;
  • Não crie notícias sem ter em mãos as informações necessárias. Não faça um anúncio e depois prepare o press release e os informativos. Se você tiver o material preparado antes de uma coletiva, poderá usar o tempo depois do anúncio para explicá-lo à imprensa.