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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

Dicas para desenvolver um ótimo release

Ao desenvolver um release é importante lembrar que ele deve trazer informação. Ele vem como uma busca pela oportunidade de marcas, pessoas, empresas e organizações atingirem o seu público-alvo. Mas, é preciso que ele traga conteúdo, seja bem elaborado e seja direcionado para as pessoas certas.  Ou seja, para cada canal, coluna e veículo ele deve ser elaborado de maneira diferente.

Leitura recomendada: Bom relacionamento é o segredo da assessoria de imprensa

Confira algumas dicas:

Título - O título será a primeira coisa que o jornalista vai ler. Por isso cuide para que ele seja conciso, atraente e dê uma boa visão do conteúdo. Evite que seja longo e clichê. Inclua o título do release no assunto do e-mail para que já desperte a atenção na chegada.

O básico – Escrever em terceira pessoa, cuidar da pontuação e se atentar às informações básicas do lead (o que, quem, quando, onde, como e por que?), é muito importante. Assim como diminuir o trabalho do jornalista, ao incluir informações básicas sobre o seu cliente.

Exclusividade – Lembre-se de que o release é direcionado para a imprensa, se já estiver publicado no site da marca perde a exclusividade. Assim como, ao prometer uma nota exclusiva ao colunista, espere o retorno dele sobe a publicação antes de liberar para os demais veículos.

Citações – Não repita o que já foi dito no texto e coloque poucas citações, uma ou duas são suficientes.

Textos curtos – Ser direto e não enrolar nas informações é ótimo. Mas, cuidado para não deixar de fora detalhes importantes.

Material rico: Tutorial de monitoramento de notícias