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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

As melhores formas de assessores se comunicarem com os seus clientes

A comunicação é essencial ao assessor de imprensa. Mas, o que muitas vezes não é levado em consideração é a importância de trocar informações com o cliente.

Não apenas pautas, eventos e novidades que ele possa ter, mas sim a construção de uma relação de confiança, onde o assessor consiga a colaboração dos profissionais, diretores e demais envolvidos na empresa ou instituição.

Veja quais as melhores formas de se comunicar com o seu cliente:

Sinceridade – Ao começar o trabalho é importante conversar com o cliente e explicar como a dinâmica funciona. Se incluir comunicação interna, é necessário avisar que será preciso avaliar os setores para que a melhor forma de integrar a informação entre as equipes seja feita. Como o uso de newsletters, quadro de avisos, grupos no WhatsApp, entre outros. Também é importante mostrar como funcionam as redações, blogs, influencers e o que mais for importante para a estratégia de comunicação para que não se crie falsas expectativas.

Leitura recomendada - Como prospectar clientes

Paciência e argumentos – Talvez você precise explicar a mesma coisa diversas vezes, para diferentes pessoas ou até para o mesmo profissional. Como especialista na área, é seu papel ser referência sobre o assunto. Se o cliente exigir que uma nota saia em determinada coluna, por exemplo, é importante estar preparado para explicar que o assunto não seria de interesse, mas tenha na manga alternativas para a divulgação.

Confiança e resiliência – Apresente caminhos, faça o planejamento de comunicação, comunique-se com todas as áreas. Tenha confiança no seu papel de assessor e nas suas soluções. Mas, esteja preparado para que algumas ações não sejam acatadas pela direção, por exemplo, e use isto como combustível para fazer outras propostas.

Material rico: Como iniciar uma agência de assessoria