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Press-kits: Quando e como montar?

 

Uma maneira de estreitar o relacionamento de clientes com a imprensa é montando press-kits para entregar a jornalistas selecionados nas redações. Todo mundo gosta de receber um mimo e aquele presente certamente fará com que o nome do cliente seja lembrado de forma positiva na hora da produção de uma matéria.

Quando montar press-kits - O ideal é ter algum motivo que justifique a visita à redação. Assim, o assessor aproveita o contato com o jornalista para reforçar o assunto, que pode ser a apresentação de um novo cliente, um evento que se aproxima ou a divulgação de informações que exijam materiais complementares (como uma revista, um pen-drive ou mesmo um convite).

O que incluir nos press-kits - Na hora de montar o material que será entregue nas redações é fundamental que os assessores orientem seus clientes sobre questões éticas do jornalismo. O valor do presente que será incluído no press-kit nunca pode ter uma conotação de influência ou “compra” da opinião do jornalista, sob o risco de ter o kit devolvido em cumprimento a regras internas dos veículos. 

Na dúvida, melhor não arriscar demais. A criatividade, claro, é a melhor aliada para que o kit fique atrativo, mas tentar chamar a atenção pelo valor financeiro do brinde pode ser um tiro no pé. Presentes simples e úteis são sempre bem-vindos, o que os diferencia é a forma como serão trabalhados por cada assessoria

Confira também: Glossário do Assessor de imprensa  

Como organizar a entrega - Mesmo escolhendo mimos simbólicos, a produção de press-kits sempre envolve custos com a compra dos materiais, personalização e logística de entrega. Por isso, é fundamental que o assessor de imprensa consiga filtrar de maneira estratégica os jornalistas que receberão o brinde. Essa seleção depende do objetivo da ação, que pode ser focada em colunistas, produtores e repórteres com os quais faz contato no dia-a-dia, ou em um nível mais estratégico, como editores e diretores dos veículos.

Depois de o planejamento organizado, os kits montados e o mailing devidamente atualizado, é hora de partir para a entrega e torcer para que a ação seja um sucesso. Boa sorte!