Todo mundo sabe que para um profissional ser visto como eficiente, depende quase que exclusivamente de si mesmo. Um bom assessor de imprensa, acima de tudo, deve cultivar VALORES que sustentem um CÓDIGO DE ÉTICA e estabeleçam um padrão para a prática de sua atividade como relações públicas. Esse conjunto de ideais é vital para a INTEGRIDADE da profissão e impacta diretamente sobre os processos de comunicação com o público-alvo.
Por servir ao INTERESSE PÚBLICO, o consultor de imprensa deve atuar como defensor responsável de seu cliente, sempre de forma a contribuir para a informação relevante e o debate público. Nesse contexto, o profissional tem a obrigação de serHONESTO e TRANSPARENTE, divulgando apenas notícias verdadeiras. Com isso, a relação de CONFIABILIDADE com jornalistas é mantida.
Mais do que criar boas pautas, estreitar o relacionamento com jornalistas e ser proativo, o profissional de comunicação deve contar com o fator expertise para driblar POSSÍVEIS CRISES e, principalmente, analisar criteriosamente possíveis espaços na mídia. É assim que se conquista VISIBILIDADE e promove a marca de seu cliente. Por isso, é fundamental que esse profissional esteja envolvido com as metas da empresa, adquirindo CONHECIMENTO e EXPERIÊNCIA.
Outro valor fundamental na atuação do consultor de imprensa é a LEALDADE. O profissional deve ser fiel ao que representa, ou seja, a seu cliente ou marca, honrando a obrigação de servir ao interesse público. O assessor também precisa lidar de forma justa e ÉTICA com clientes, funcionários, vendedores, fornecedores, a mídia e o público de modo geral. Neste ponto, é essencial respeitar todas as OPINIÕES e valorizar a LIVRE EXPRESSÃO.
Um assessor desconectado, despreparado e sem valores éticos, que não lidera a comunicação da empresa e não a atende COM RESPONSABILIDADE, pouco, ou nada vai ajudar o seu negócio a virar notícia.