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Redes sociais corporativas: dinamizando sua comunicação interna

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, até 2025 75% da força de trabalho será ocupada pela geração millenium, ou seja, é preciso que as empresas estejam configuradas para atender a esse novo profissional, nativo digital.

Essa tendência a uma comunicação rápida, dispensando inúmeros e-mails e protocolos formais de trabalho, é impulsionada no mercado pela geração Y. Esta nova configuração leva aos líderes o desafio de reter talentos.

Criar ambientes de trabalho onde os funcionários queiram estar e realizar ações como feedback em tempo real, horários flexíveis de trabalho e, principalmente, novas formas de comunicação colaborativa são pontos essenciais levantados por profissionais desta nova “onda”.

Uma pesquisa realizada pela Oxford Economics com 5.400 funcionários no mundo todo, inclusive no Brasil, revelou que os jovens sentem falta de treinamento e criticam o não oferecimento de tecnologia necessária ao desempenho da função. Menos de um terço dos entrevistados afirma receber do empregador a tecnologia mais atual disponível. Esse dado é confirmado pelos executivos: “apesar de citarem o alto nível educacional e os treinamentos institucionais como uma qualidade que eles valorizam nos empregados, só 23% afirmam que oferecem o desenvolvimento como um benefício”.

Superando desafios

Dentro desse contexto, é necessário que as empresas busquem formas de dinamizar sua comunicação interna. Entre as soluções sugeridas estão as redes sociais corporativas (RSC). As RSCs, além de serem inerentes a vida dos profissionais, vão ao encontro das demandas levantadas pela Oxford Economics.

Uma plataforma de RSC pode, entre outras vantagens, levar à empresa a democratização da informação, ou seja, todos os funcionários, inclusive diretores, estarão ligados ao mesmo nível de conversação. Essa horizontalidade permite não somente uma maior proximidade entre colaborador e líder, como abre um universo de ações que podem ser diretamente focadas pela ferramenta. Com ela é possível dar subsídio a colegas, clientes e realizar treinamentos pontuais.

Mudança de pensamento

A implantação de uma rede social corporativa não atende apenas a demanda de novos colaboradores, mas vai ao encontro as ideias de uma comunicação robusta e eficiente que irá, acima de tudo trazer inúmeros benefícios à empresa. É importante aos líderes pensar que esta crescente diversidade de gerações está alterando a configuração do mercado e com o modelo predominante atual de trabalho.

Dentro desse contexto, abordar novas ideias é imprescindível aos líderes, mas como convencê-los na hora de implantar uma nova ferramenta. É preciso quebrar paradigmas e construir dentro da empresa um grupo de apoiadores que o auxiliem na implantação desse novo formato de comunicação.

Fonte: Blog Mídia 8