Gente, hoje vamos falar de algo fundamental para relações públicas e jornalistas que atuam com assessoria de imprensa, consultoria de comunicação e por aí vai. Na verdade o post auxiliará também profissionais do marketing e de outras áreas. Ah, além das próprias marcas no desenvolvimento do conteúdo e relacionamento com a imprensa.
Quando uma assessoria de imprensa desenvolve um release é fundamental lembrar que estamos falando de informação. Claro, é a busca pela oportunidade para marcas, empresas e organizações em atingir o seu público-alvo através da imprensa. Ok. Mas é preciso conteúdo. O release só terá sucesso se estiver bem elaborado. E aqui falamos muito além da mídia impressa e falada. O relacionamento com a mídia online também exige conteúdo e informação. Com um detalhe importante: se trabalhar com blogs e nichos específicos desenvolva um release... adaptado para estes canais.
Assessoria de imprensa é uma maneira eficaz de fornecer conteúdo e notícia sobre a marca para a mídia. Fazer este elo e comunica-se com inteligência é fundamental.
Por isso separamos 10 (breves e rápidas) dicas para você.
1. Um bom título é fundamental
O título do release será a primeira coisa que o jornalista vai ler. Por isso cuide para que ele seja conciso, atraente e dê uma boa visão do conteúdo. Evite títulos longos e pense em algo que incentive a leitura do jornalista. Use trocadilhos com a certeza de que estão espirituosos. Evite clichês.
2. Escreva na terceira pessoa
Pode até parecer óbvio, mas não é. Ainda há quem pensa em assessoria de imprensa como primeira pessoa, acredite. Ui!
Um release é alguém (que não você) contando uma história. Citações em primeira pessoa ficam para o depoimento do porta-voz. Uma dica? Leia atentamente os jornais e notará que as notícias são escritas em terceira pessoa. Pois é, simples assim.
3. Forneça conteúdo e informação
Imaginar que o jornalista sabe tudo sobre você é um tiro no pé. Por isso é importante incluir todos os fatos. Adicionar a localização da empresa também é fundamental. Dar trabalho para o jornalista tornará o seu texto desinteressante.
4. Pontuação é parte da gramática
Gente, a pontuação faz parte da gramática. Utilize de forma adequada para formar frases curtas e objetivas. Imagine se o jornalista terá vontade de publicar um release onde ele precisará editar a pontuação. Complicado.
5. Exclusividade
Release é um texto novo e elaborado para a imprensa. Sabe aquele texto já publicado no site da marca? Esqueça ele. Forneça novidade e informação com conteúdo para os jornalistas.
6. Use as citações com moderação
Release quase pronto e é chegada a hora de colocarmos citações. Uma ou duas é o suficiente. Lembre-se que este é o momento da palavra do porta-voz. Repetir o que já foi dito? Jamais. Aqui é a hora de usar mensagens fortes e importantes par ao negócio (e para o jornalista).
7. Caps lock
Se há algo que irrita é o uso do caps lock. Evite o uso do caps. Sua marca terá o nome lembrado e mencionado sem o uso de caixa alta.
8. Textos curtos
Um texto curto nem sempre é docinho. Entregue o seu “doce” com cobertura. Ou seja, monte um release com informação e conteúdo. Se ficar curto, que bom. Mas que seja informativo. Inclua os pequenos detalhes.
9. Release promocional
Conclua o seu release e, em seguida, o leia até o final. Pareceu promocional? Renove o texto. Lembre-se: release é informação. Ou seja, é diferente de anúncio e publicidade. Um release é a apresentação dos fatos.
10. Sensacionalismo
Usar o ponto de exclamação em excesso parecerá sensacionalismo. Na realidade será considerado como tal. Adjetivar? Jamais. Deixe os adjetivos para as citações, se for o caso.
Aproveite bem estas dicas sobre assessoria de imprensa e leve informação de verdade para a imprensa.
Fonte: Hago