O início do século XX marca uma importante mudança na área da comunicação: o surgimento da assessoria de imprensa. Partindo da ideia de que “o público deve ser informado”, que Ivy Lee – considerado o pai das relações públicas – abriu uma nova era no jornalismo. Além de encontrar boas soluções para as empresas que trabalhava, através do gerenciamento de crise, foi Ivy Lee quem iniciou a prática de enviar press releases para a imprensa, uma maneira de divulgar notícias positivas sobre os clientes e encontrar uma mídia espontânea para eles.
Com mais de 100 anos de existência, a assessoria, assim como todo o mercado de comunicação, encontra-se sempre em franca transformação. É necessário ainda realizar algumas atividades básicas, mas é preciso que o assessor esteja alerta para ganhar atenção de clientes, jornalistas e público, além de receber o reconhecimento por seu trabalho.
Se antes o assessor era o único intermediário entre imprensa/público e uma empresa, hoje, com a ascensão da internet e redes sociais, esse contato tornou-se muito mais direto, exigindo de quem trabalha na área um conhecimento sobre as formas de comunicação específicas para cada tipo de mídia (imprensa tradicional, internet, redes sociais etc.).
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Saber escrever, claro, é uma necessidade, mas é preciso saber COMO escrever. Criar conteúdos de interesse para divulgação em sites específicos e até mesmo blogs de influenciadores digitais e também pensar em outros formatos de textos, como para podcasts, e-books e posts em redes sociais, é uma função que hoje já é assumida por diversas agências de assessoria, para conseguir abranger um público muito maior para o seu cliente.
Todas essas atividades exigem também bastante organização do assessor ou da agência de assessoria. Saber exatamente o que cada cliente precisa e o tempo dispensado para os trabalhos realizados para cada um deles nem sempre é fácil. Pensando nisso, o SigeCom possui em seu sistema uma ferramenta que garante justamente a organização de cada uma dessas funções e também possibilita inserir o tempo dispensado para cada atividade realizada. O sistema está em constante atualização para sempre facilitar e tornar o trabalho do assessor de imprensa mais eficiente e ágil, de acordo com as demandas do mercado!