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Mensuração de Resultados em Assessoria de Imprensa

*Por Talita Scotto

“Preciso de uma assessoria de imprensa que me garanta quantas inserções na mídia irá conseguir”, “Em quantos veículos de comunicação vocês conseguem garantir publicações no mês?”, “Podemos estipular uma meta de publicações na imprensa por mês?”... Essas e outras perguntas sobre como comprovar resultados em assessoria de imprensa são cada vez mais comuns na hora da negociação com o cliente, seja por pouco conhecimento de como uma assessoria de imprensa trabalha, ou mesmo por práticas de algumas agência no mercado.

Ao contrário do que muitos dizem, assessoria de imprensa não é algo “abstrato”, intangível de medir resultados ou um investimento as cegas, mas sim, um produto de comunicação que não está ligado, diretamente, às vendas do cliente, seja ele profissional liberal, empresa ou ONG.

Assessoria de imprensa é um trabalho essencial para qualquer empresa, independente do tamanho, mas é preciso que seu objetivo seja compreendido pelo cliente e pela agência, que não deve optar em fechar contratos por quaisquer custos, metas e mensurações que, no fim, frustram o cliente, trazendo prejuízos financeiros a ele e, também, de imagem para a própria agência.

Promessas de inserções mínimas mensais na imprensa, publicações em determinados veículos de comunicação ou garantias de como a assessoria de imprensa vai aumentar as vendas do cliente são, sem dúvida, só promessas para trazer mais um cliente, ou seja, ganhar no volume e perder na qualidade do trabalho. Uma notícia divulgada em um portal não significa que o telefone do cliente tocará durante uma semana.

Para ter uma pauta publicada na mídia, a notícia precisa ser relevante, o assessor de imprensa precisa realizar um trabalho competente, sem ser chato e insistente com algo desinteressante. É preciso pensar, muitas vezes, que tipo de prestação de serviço esta notícia fará a sociedade. Nenhuma? Então, não prometa! Esclareça, definitivamente, qual é a funcionalidade da assessoria de imprensa na estratégia do negócio do cliente.

Assessoria de imprensa é fundamental para trazer exposição de marca, produtos, serviços, personalidades; é também essencial no desenvolvimento da reputação da empresa no mercado em que atua e para conhecimento da sociedade; tem função de levar informações relevantes, de prestar serviços por meio da notícia, de posicionar a empresa para o seu target e se tornar referência ao seu público-alvo. Depois disso, sim, pode ser que todos os resultados da exposição do cliente reflitam, diretamente, nas vendas do negócio ou na procura pelos serviços da empresa.

Um bom trabalho de assessoria de imprensa, em que os resultados podem ser analisados, baseados em todas as rotinas e atividades dos assessores, tem duração mínima de um ano. Às vezes, dependendo do perfil da empresa, seis meses iniciais podem ser um bom período para avaliar todo o trabalho realizado e apresentar novas estratégias. Relatórios qualitativos, opinativos, análises do perfil e alcance dos veículos, cujas notícias foram publicadas, podem ser o caminho para uma boa avaliação.  Assessoria de imprensa é qualidade, onde menos pode ser mais.

 

*Talita Scotto é diretora da Agência Contatto Assessoria de Imprensa e Conteúdo. A reprodução deste artigo é autorizada desde que mencionado o autor.