Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Habilidades que o assessor de imprensa deve ter

Mais do que cobrir eventos, escrever textos, enviá-los para a imprensa e fazer relatórios de clipagem, a carreira na assessoria de imprensa exige diversas habilidades. Jogo de cintura para falar com os clientes, relacionamento com a imprensa, tino para cavar pautas quando tudo está parado... Tudo é questão de habilidade e experiência nos anos de trabalho.

Escrever é o ponto principal, quem trabalha com assessoria de imprensa tem que entender que as palavras são suas melhores ferramentas. Elas irão ajudá-lo a espalhar a mensagem do cliente para a mídia. Além disso, é importante saber qual a linguagem e tom de texto mais adequados para cada segmento.

Leitura recomendada - O que esperar de uma assessoria de imprensa?

Também é bom saber o básico de fotografia, como enquadramento, iluminação e regra dos terços, para orientar o fotógrafo profissional ou para quando for necessário que você mesmo faça os cliques. Entender um pouco de design é importante para artes rápidas e também para passar o briefing para a criação da agência.

Dedicar algumas horas por semana para pesquisa na área de cada cliente também é importante, assinar a newsletter de veículos de cada seguimento, além de um alerta no Google ajuda a manter a rotina de leitura e atualização.

Relacionamento é importante em todas as profissões, mas especialmente na assessoria de imprensa. É o bom contato com jornalistas, colunistas e influencers que irá garantir espaço na mídia para o cliente. Desta forma, a tecnologia está ao lado do assessor, com sistemas como o SigeCom, por exemplo, que além de facilitar o registro de mailing, o envio de pautas e a produção de clipping e relatórios, é uma ótima ferramenta para organizar dados essenciais do relacionamento com a imprensa.

Ao cadastrar o contato de um jornalista, por exemplo, é possível já incluir a data de aniversário dele. Assim, a informação fica disponível para todos da equipe – ajudando na disseminação do conhecimento dentro da empresa – com a vantagem de o sistema avisar automaticamente quando a data de aproxima.

Como o SigeCom funciona online e armazena dados na nuvem, todo o conteúdo fica acessível aos usuários de qualquer local com conexão à Internet, uma facilidade imprescindível para os assessores de imprensa que atualmente precisam desempenhar várias atividades sem necessariamente estar dentro do escritório.

Material rico: Melhore seu follow