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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Quando investir em assessoria de imprensa

A contratação de uma agência especializada em comunicação é uma decisão estratégica que pode trazer novos clientes para a empresa. Mas não é só isso! Ela ajuda a agregar valor para a imagem de uma determinada marca no mercado e, com isso, é possível, atrair e fidelizar ainda mais os clientes.

A conquista do público consumidor passa por ações sutis de atração e engajamento que diferenciam algumas organizações em meio a tantas opções. A assessoria de imprensa é uma dessas iniciativas que permitem um resultado recompensador com investimento baixo – se comparado à publicidade. Isso porque, ao ler uma notícia no jornal em que confia ou assistir uma entrevista na TV com o representante de determinado assunto, o consumidor aceita aquela informação como vinda de uma fonte de alta credibilidade e passa a ter uma imagem positiva da marca atrelada àquela notícia.

Em paralelo, ele associa a mensagem com possíveis campanhas publicitárias que, sem esse reforço na imprensa, poderiam passar despercebidas. E, para completar o quadro de envolvimento, ele interage com as redes sociais daquele produto ou serviço, o que reforça a presença da marca na memória.

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O trabalho de uma assessoria de imprensa geralmente é contratado por um período contínuo, com o pagamento de um valor fixo mensal, já que as estratégias de divulgação são adotadas de forma permanente e os resultados de imagem alcançados no médio e longo prazo, a partir da fixação das ideias por meio de notas, matérias, fotos e artigos jornalísticos. Todo esse trabalho é planejado e executado por profissionais em conjunto com o departamento de marketing, diretoria ou até os proprietários da empresa.

Outra possibilidade é contratar uma agência para a realização de jobs, ou seja: ações de curto prazo para se conquistar retornos imediatos. Esse é o caso de lançamento produtos, inauguração de espaços (restaurante, loja, filial, etc) ou produção de eventos, como congressos, apresentações culturais e atividades esportivas, por exemplo. Nessas ocasiões, os assessores costumam fazer um esforço concentrado para ampliar a exposição do assunto na mídia, emplacando a pauta no máximo de veículos possível ao mesmo tempo para realmente alertar os leitores e expectadores sobre a novidade.

Como os meios de comunicação evoluem de forma dinâmica, as agências de assessoria estão integrando em seus serviços o gerenciamento das redes sociais dos clientes. Assim, conseguem alinhar o conteúdo trabalhado na imprensa com as postagens e campanhas online, mantendo uma identidade de linguagem e posicionando ainda mais a marca para o público.

Em empresas de maior porte, geralmente os jornalistas da assessoria também assumem a produção de materiais institucionais, como relatórios socioambientais, cases para premiações, discursos; assim como a elaboração de comunicados e informativos voltados para os colaboradores, em ações de comunicação interna. Os profissionais desta área são versáteis e costumam se adaptar à realidade de cada cliente para suprir de forma integral as necessidades de comunicação que se apresentam.